Próteses removíveis

A próstese removível é usada para substituir dentes, assim como é com as dentaduras. É a mais antiga forma de reposição de dente.

O uso de prótese dentária possibilita a recuperação estética, além da mastigação de alimentos mais resistentes e fibrosos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 50% da população brasileira adulta tem apenas 20 ou menos dentes funcionais. Já nos idosos esse índice chega a 70%.

Além de dificuldade na mastigação, a falta de dente pode afetar a fala do paciente. Por isso que para essas pessoas, o mais indicado é a utilização das próteses dentárias.

 

 

Tipos de prótese

O tipo de prótese a ser usado vai depender de cada caso a ser avaliado por um profissional especializado em prótese.

Existem 3 tipo de próteses removíveis:

  1. Prótese removível total

Esse tipo de prótese é mais conhecido como dentadura. Ela é recomendada em caso em que houve a perda total dos dentes.

A prótese é feita a partir do molde da arcada dentária superior e inferior. Ela fica apoiada sobre a gengiva, facilitando a colocação e retirada da boca.

Para que haja perfeita fixação existem bons cremes fixadores disponíveis no mercado.

Para higienização da prótese pode ser usado cremes dentais específicos, além de produtos efervecentes para uma limpeza complementar.

  1. Prótese parcial removível

É indicado para paciente em possuem um número razoável de dentes, não havendo a necessidade de extrair ou desgastes dos dentes saudáveis que estão na boca. A estrutura da prótese será confeccionada com base no molde com os dentes saudáveis, que servirão de suporte para a prótese.

A higenização da prótese deve ser feita após todas as refeições, já que a prótese pode ser retirada da boca com facilidade.

  1. Prótese flexível

Essa modalidade de prótese é mais indicada para pacientes idosos, como alternativa provisória em casos de reabilitação ou de espaços entre os dentes naturais.

Confeccionadas em resina, não há a necessidade de grampos ou estruturas metálicas, proporcionando um aspecto  mais natural do sorisso.

Lembre-se: o uso de qualquer tipo de prótese deve ser feito sob orientação de um dentista especializado. A partir da avaliação do dentista é que será possível definer qual o melhor tipo de prótese a ser usada, para se tenha o melhor resultado no tratamento.

Endodontia ou tratamento de canal

Facetas em porcelana

Profilaxia dentária e prevenção

Próteses removíveis

Clareamento dentário

Onlay

Próteses ou coroas em porcelana

Facetas em resina

Restaurações estéticas e funcionais