Onlay
Onlay é o tratamento em dentes que perderam muita estrutura, e que não necessitaram de tratamento de canal.
Nesses casos, o paciente tem uma restauração grande, que no geral dura muito pouco, acaba quebrando constantemente, ou as vezes por ser muito ampla, incomoda o paciente durante a mastigação, causando desconforto e leve dor gengival, pois quando a resina é feita muito grande, acaba desadaptando facilmente.
Portanto a Onlay consiste em remover a restauração antiga e cárie, manter o que tem de dente sadio, moldar e mandar ao laboratório.
O protético faz o restante do dente, envia ao dentista e este por sua vez, cimenta no dente. O resultado é super satisfatório, devolve função mastigatória, conforto ao mastigar e morder, além da estética adequada.
Procedimento de grande durabilidade. Pode ser feito em porcelana ou cerômero (resina de laboratório).
Vantagens da técnica onlay
- Menor risco para infiltrações por cárie dentárias, devido à melhor adaptação. Porém a higiene dentária em casa continua sendo de extrema importância para evitar infiltrações
- Possui maior durabilidade;
- É mais resistente a desgastes dentários;
- Dependente do caso, pode ser usado para substituir prótese dentária fixa;
- Pode usada para tratamento preventivo de fraturas e desgastes dentários.
O material usado
Existem 3 tipos de materiais que podem ser usados na utilização da técnica onlay em um tratamento de restauração dentária, que são: resinas compostas ou porcelana.
O tipo de material a ser usado é definido pelo profissional a partir de exame clínico e radiograficas, aliados ao tamanho do bloco, riscos de fratura, se há ou não bruxismo e a localização do dente.
