Bruxismo e desgaste dentário
O bruxismo é o ato involuntário decorrente do ranger dos dentes durante o dia ou, mais frequentemente, ao longo da noite durante o sono. Pode ou não estar associado ao
Apertamento dentário, que é quando os dentes ficam fortemente apertados e tensionados uns contra os outros. Pode causar falhas e desgastes na estrutura dentária, o que prejudica a estética e a função dos dentes e mordida.
Quem sofre com o bruxismo pode desencadear outros problemas como: dores musculares e dores de cabeça, estalidos na articulação (ATM), sensibilidade dentária e, nos casos mais graves, perda de algum dente.
Qual o tipo de restauração mais indicado?
O tratamento para cada caso varia de acordo com a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. Pequenas falhas podem ser restauradas de forma mais simples, com resina composta. Mas em casos de corrosões mais severas e que comprometem a estrutura do esmalte dentário e da mordida, são feitas correções com facetas em resina ou porcelana. E também a utilização de placas para usar durante a noite.
É preciso analisar todo o cenário antes de escolher a terapia, pois, muitas vezes, é preciso realizar outro tipo de procedimento antes da restauração, como o aumento da mordida.
