Escova dental: saiba como escolher o modelo ideal

Quando o assunto é escova dental há uma infinidade de modelos, cores, tamanhos, preços e tecnologia disponíveis no mercado.

Na hora de comprar é preciso ir além da aparência, promoção, do “bom, bonito e barato”.

Para realizar uma boa higiene bucal leve em consideração essas dicas ao comprar uma nova escova de dente:

1. Formato da cabeça: dê preferência por aquelas com formato menores e oval. As escovas com cabeça maiores dificulta fazer a higiene correta em regiões mais ao fundo da boca.

2. Cerdas: prefira as escovas com cerdas macias ou extramacias. Dessa forma, diminui o risco de haver o desgaste do esmalte dos dentre durante o movimento de fricção. E quanto maior for o número de cerdas é melhor, pois possibilita uma limpeza maior nos dentes.

3. Tipo de cabo: opte por modelos com cabo emborrachado e design mais liso. Isso porque quanto mais ranhuras tiver a escova maior é o acúmulo de sujeira (fungos e bactérias).

4. Limpador de língua: é importante também fazer a higiene da língua, por isso opte por um modelo de escova que já tenha um limpador de língua, elimiando assim restos de comida que ficam após as refeições.

 

Quando trocar a escova de dente

É recomendável que a troca da escova seja feita a cada 3 meses ou quando já houver algum tipo de desgaste das cerdas.

Caso você tenha tido algum tipo de gripe ou resfriado também é indicado que faça a troca da escova de dente a fim de evitar uma nova infecção causada por germes que ficam nas cerdas.

Entretanto antes de fazer a escolha certa da sua escova de dente, converse com um dentista que irá uma série de fatores antes de indicar o melhor modelo.

Lembre-se: escove os dente sempre após cada refeição e use o  fio dental ao menos 2 vezes ao dia.

Além dos cuidados diário, é importante fazer um check-up odontológio pelo menos uma vez ano afim de prevenir problemas bucais futuros.