Clareamento dentário
Um sorriso harmônico, com dentes bem alinhados e brancos tem sido uma das prioridades quando o assunto é saúde bucal.
O clareamento dental tem sido um dos tratamento mais procurados, afinal quem não quer ter os dentes branquinhos?
Entretanto por mais que pareça um tratamento simples, requer muito critério. Por isso que um profissional especializado faz a diferença no resultado final.
O que é o clareamento dental?
Com o passar do tempo os dentes começam a escurecer devido ao desgaste do esmalte. O escurecimento também está ligado ao consumo de alimento que possuem grande quantidade de corantes, tais como açaí e café, além de fatores genéticos e má higienização.
O tabaco e medicamentos também podem influenciar na tonalidade dos dentes.
O clareamento é feito com o uso de produto químicos. Existem 2 tipos de clareamento, onde ambos devem ser feito com a supervisão de um dentista: o clareamento a laser e o clareamento caseiro.
Clareamento a laser
Essa modalidade de clareamento é feito no consultório do dentista, onde é aplicado um agente químico. E sobre o agente é insidido uma fonte de luz pulsada (laser) que intensifica o branqueamento.
Com o esse tipo de clareamento, é possível ver o resultado de dentes brancos logo na primeira sessão. O indicado é fazer 3 sessões para se obter melhores resultados.
Clareamento caseiro
Esse tipo de tratamento é feito pelo próprio paciente em casa, mas com orientação do dentista.
Para fazer o procedimento em casa necessário o uso de uma moldeira de silicone, onde é colocado o agente químico prescrito pelo dentista.
Essa modalidade de clareamento demora em media 30 dias para se obter o resultado de dentres brancos.
Contra-indicação
O clareamento dentral é contra-indicado em pessoas com menos de 18 anos e gestantes. Também não é indicado para quem esteja passando por algum tratamento médico.
Além disso caberá ao dentista fazer outras avaliações para indicar ou não o procedimento de clareamento.
É possível que após o tratamento de clareamento ocorra a sensibilidade dentária. Geralmente essa sensibilidade dure entre 15 dias a um mês após o procedimento.
A sensibilidade é mais frequente nos procedimentos feito a laser. Para amenizar, o dentista pode prescever gel ou creme dental dessensibilizante que irá auxiliar a reminerilização do esmalte dos dentes.
Antes de qualquer procedimento odontológico, consulte um profissional especializado.
